Começando a viagem: Escolhendo a passagem e destino

O primeiro passo de toda viagem é escolher o lugar e tentar comprar a passagem aérea pelo menor preço possível. Mas, pagar barato na passagem pode não ser tão fácil assim para quem não pode se organizar. Para pagar menos na passagem é preciso ter:

1- Possibilidade de se organizar com antecedência:
Uma coisa é certa: quem consegue se planejar paga mais barato!  Se você só sabe quando vai tirar férias 1 mês antes, provavelmente vai pagar mais caro na passagem (e no hotel também).

2- Possibilidade de viajar fora da alta temporada:
Sei que para muita gente essa missão é difícil. As férias nem sempre são flexíveis, a escola das crianças, as vezes simplesmente não dá para correr da alta temporada. Mas se der, ótimo! É a melhor forma de economizar e também de fugir dos locais cheios de turistas. Viajar no Reveillon ou nas férias de Julho, será provável que você acabe pagando mais nas passagens também.

3-  Acompanhe o preço da sua passagem
Escolheu para aonde vai? Com antecedência? Agora é a hora de ficar de olho na sua passagem.  Existem vários sites para acompanhar os preços de passagens.
Exemplos de sites que possuem uma poderosa ferramenta de alerta de passagens são o skyscanner e o voopter.
Alguns sites também enviam alerta de promoções relâmpagos das companhias aéreas (ou as vezes bugs nos sites deles). Eu uso muito o site da melhores destinos para acompanhar.

Exemplo:  Você pode no skyscanner descobrir qual é a melhor opção de data de ida e volta para economizar.




4- Escolheu a passagem, fique atento nos detalhes!
Depois de escolher a melhor dia e data para a sua passagem, fique atento aos detalhes da sua passagem:
- Número de escalas: Por mais que a gente queira economizar, ninguém quer ficar fazendo longas escalas e ficar pulando de aeroporto em aeroporto para chegar no destino. Verifique o tempo de suas escalas, quanto menos horas de escala menos tempo você vai ficar esperando no aeroporto (seu "eu" do futuro agradece!). As vezes, na afobação de comprar uma passagem barata não percebemos nem que existe uma escala de 1 dia em algum lugar, ai pode acrescentar o custo de hotel também!
- Bagagem: Esse é um problema recente, várias companhias estão vendendo passagens sem bagagens para despachar. Acredite, as vezes despachar 2 malas ida e volta de 23 kg pode sair mais de R$500,00.
- Companhia aérea: Não conhece a companhia aérea que está fazendo uma super promoção? Pesquise antes! Leia relatos de outros passageiros, se atrasos são recorrentes, se sumiços de bagagens são frequentes. Eu por exemplo, sempre evito empresas que tem muita reclamação na internet (a gente nunca acha que vai acontecer com a gente).
- Tente comprar a passagem toda na mesma reserva: Esse é um relato pessoal. Uma vez surgiu uma promoção incrível de passagem de São Paulo para Nova York, super barata! Moro no Rio de Janeiro e fazendo as contas vi que super compensava eu comprar uma passagem para São Paulo e de lá seguir a viagem para Nova York. Para mim foi super estressante pois meu voo para são paulo atrasou e por poucos minutos eu não perdi meu voo para Nova York. Se esse tipo de coisa acontece com os voos na mesma reserva, a empresa tem obrigação de arrumar uma solução, mas no meu caso, se eu perdesse o voo arcaria com todo prejuízo. Então fique atento!


Gostou das dicas? Achou que faltou alguma informação? Comenta para a gente saber o que você achou! Em breve daremos novas dicas para sua viagem ser perfeita!

Um Abraço!


Comentários